"O trabalhador é tanto mais pobre quanto mais riquezas produz, quanto mais cresce sua produção em potencia e volume. O trabalhador converte-se numa mercadoria tanto mais barata quanto mais mercadorias produz. A desvalorização do mundo humano cresce na razão direta da valorização do mundo das coisas. O trabalho não produz apenas mercadorias, produz tambem a si mesmo e ao operário como mercadoria, e justamente na proporção em que produz mercadorias em geral."
Karl Marx
Neste dia 7 estava pensando em uma revolução de mudança de valores, justamente neste dia que tudo mudou para nós brasileiros, a dita independência do Brasil, mas será que somos realmente independentes? Será que somos realmente livres? existe possibilidade de realmente sermos?
Pelo contrário parecemos cada vez mais cheio de privações e normatizações. Se buscamos ser livres por que acabamos sempre criando barreiras para nós mesmos.
Se nossa produção um processo de nossa própria sobrevivencia o "trabalho", que deveria ser totalmente livre acaba por nos tornar escravos de um sistema que ainda esta nós desvalorizando.
Ao invés de nossa produção ter como fim o ser humano, este acaba sedo apenas os meios para que ela ocorra.
Por isso a importância de uma revolução de valores; em dias atuais a coisas que produzimos já velem muito mais que vida humana, muitas vezes a vida vale menos que um ténis um boné menos que uma quantia em dinheiro, e não raro isto.
No passado parece que Marx já havia percebido.
Devemos valorizar o ser humano e o mundo que é o que torna possível nossa existência.
Precisamos mudar e muito, rever nossos conceitos por que eles não estão funcionando e isso ja faz bastante tempo, acredito até que nunca funcionaram, e a hora é agora.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acredito que falta muito ainda para mudarmos nossa maneira de ver e viver a vida.
ResponderExcluirComo você colocou, e mto bem colocado por sinal,as pessoas estão se apegando tanto as coisas materiais ao ponto de desvalorizar o ser humano.
Estou adorando suas postagens, continue assim
e boa sorte.
bjssss...